Uma palavrinha sobre produtividade

Eu respeito o seu direito de ser workaholic. Eu respeito o seu desejo de querer ganhar um mega salário. Eu respeito o fato de você não sair no final de semana porque “precisa” trabalhar. Eu respeito a sua vontade de produzir um artigo Qualis A1 todo mês. Eu respeito o seu anseio de ser bolsista produtividade do CNPq. Eu respeito o seu propósito de executar dez pesquisas simultâneas. Eu respeito seus vinte projetos de iniciação científica e seus cinquenta orientandos.

Eu respeito suas viagens para bancas de mestrado e doutorado. Eu respeito que você vá para um evento e só conheça o hotel e a universidade do lugar. Eu respeito que você não beba, não fume, não trepe. Eu até respeito o fato de você me mandar e-mails em um sábado às 2hs da madrugada, até porque eu não vou ler até a segunda depois do meio dia que é quando eu começo minha semana de trabalho. Eu respeito o fato de você não ter final de semana, feriado ou folga. Eu respeito que você use suas férias para produzir mais. Faça por si. Não exija dos outros.

Respeite o fato que eu não desejo ser uma super historiadora, referência nacional. Respeite o fato que minha semana de trabalho vai da segunda ao meio dia até a sexta às 16hs. Eu estudei e trabalhei muito para ter esse privilégio. Eu sei que outras pessoas queriam, mas não podem tê-lo, então eu valorizo isso. Respeite o fato de eu estar satisfeita com meu salário, que não é alto, mas me proporciona uma vida confortável. Respeite o meu ritmo de produção. Respeite minha falta de cupidez em não querer ter dez projetos e pesquisas de iniciação científica. Respeite meu desejo de viajar para conhecer o mundo e não somente para trabalhar. Respeite minhas noites de Netflix e sorvete de chocolate. Respeite meu ócio, meu tempo de não fazer nada. Respeite o tempo que eu reservo para ler literatura, ver filmes ou somente ficar deitada no sofá ouvindo música. Respeite meu desejo de ser mais light e menos Lattes. Eu produzo também, mas viver é minha prioridade.

Dia Nobre é escritora e PHD em História. Autora do livro Todos os meus Humores (Penalux, 2020) https://dianobre.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store