Rotina, rituais e metas de escrita

Ano passado, conversei com o José Nunes do @comoeuescrevo e falei sobre minha rotina, rituais e metas de escrita.

Quer saber um pouco do meu cotidiano?

Segue o fio!

CEE — Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?

Eu não tenho uma rotina estabelecida. Nunca acordo antes das oito, oito e meia. Sou preguiçosa pela manhã, meu ritmo é mais lento, morno. Tento rememorar os sonhos que tive durante a noite. Desde adolescente anoto meus sonhos e, muitos dos meus textos são inspirados neles.
[…]
Normalmente, às onze já estou no meu escritório com mais uma xícara de café. Vejo os e-mails, respondo mensagens e organizo a agenda do dia para começar a trabalhar. Pela manhã trabalho em coisas mais práticas que não exijam muita concentração porque, como disse, tenho um ritmo lento, não costumo falar ou conversar. É um momento muito peculiar e duradouro, esse de começar um novo dia.

CEE — Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?

Eu trabalho melhor à tarde e à noite. Geralmente, depois do almoço, pego minha caneca de café e vou pro meu escritório. Quando sento pra escrever, coloco um ruído branco, ligo o difusor com óleo essencial de lavanda ou laranja e vou pro caderno. Dificilmente, escrevo a primeira versão dos textos no computador, a não ser que seja um texto acadêmico.

É no caderno, nesse contato entre a caneta e o papel que me sinto mais presente, mais em contato comigo mesma e com a escrita.

CEE — Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?

Nunca estabeleci metas de escrita como quantidade páginas ou caracteres, mas tenho projetos definidos, por isso, tento escrever um pouco todos os dias. Quando estou sem projeto, faço exercícios de escrita ou busco inspiração na leitura.

— — —

A entrevista completa está AQUI.

Arquivo pessoal

Dia Nobre é escritora e PHD em História. Autora do livro Todos os meus Humores (Penalux, 2020) https://dianobre.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store