Nem só de likes vive uma escritora

Costumo conversar muito com outras escritoras e uma reclamação que sempre aparece, diz respeito a como é difícil viver da escrita.

Além da vergonha de publicar e do medo do julgamento, há uma questão muito prática. Vender livros, na maioria dos casos, não dá dinheiro para as autoras. Os 10% de direitos autorais “cedidos” pelas editoras (quando elas pagam) não cobrem a nossa sobrevivência. Na maioria das vezes, ao invés de ganhar, a gente paga pra publicar (ilustrações, revisão gramatical, leitura crítica, etc.).

Nem só de curtidas e compartilhamentos de posts no Instagram vive uma escritora. Acredite, os boletos também chegam pra gente e, muitas escritoras, precisam trabalhar em outras funções para poderem ter uma renda digna. Viver de escrita no Brasil, envolve fazer muitas coisas além de escrever.

Quando alguém (pelo menos, das escritoras que conheço) diz que “vive de escrita”, isso significa que além de escrever seus livros, ela trabalha como ghost writer, copywriter (textos para marcas famosas e/ou empresas), ou faz revisão, preparação e leitura crítica de textos de outras pessoas, escreve projetos pra editais, vende os próprios livros no boca a boca, investe em outras artes como pintura, colagem, etc. Muitas conciliam esses trabalhos com a vida acadêmica.

Além de tudo isso, ainda existe a ideia de que arte não é trabalho. Sabe aquela revista ou blog que pede textos pra “te divulgar”? Pois é. Qualquer manifestação artística requer investimento em tempo, energia, material de trabalho, etc.. A melhor forma de você divulgar e valorizar uma artista é pagando pela obra/trabalho dela.

A pandemia do corona vírus, mostrou que sem arte estaríamos perdidas. Você não paga o Ifood com uma curtida, não é mesmo? Se você aceita pagar a Netflix e o Spotify, por que não apoiar financeiramente as escritoras que você gosta de ler?

Image for post
Arquivo pessoal

Dia Nobre é escritora e PHD em História. Autora do livro Todos os meus Humores (Penalux, 2020) https://dianobre.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store