Janelas, pensamentos e procrastinação

Tenho olhado pela janela todos os dias. Se tem uma coisa que o isolamento me ensinou foi a olhar pela janela. Apreciar o céu, as nuvens, os pássaros, os edifícios lá longe, os gatos nos telhados dos vizinhos. Minha vista alcança até a torre de TV, a caixa de água da Compesa, as antenas das rádios e os pequenos planaltos ao longe.

Da janela, vejo um homem que passa na rua de bicicleta e máscara, um trabalhador, cães correndo em bando sem medo dos perigos que os humanos representam.

A janela me ensina muitas coisas. Que a grama cresce se não é cortada, que um carro pode ficar parado por muitos dias, que existem muitos tons de azul, laranja e lilás no céu, que os vizinhos fazem muito barulho e brigam mais quando são obrigados a conviver. Há um aumento considerável dos casos de violência doméstica, dizem os jornais. Percebi que muitos relacionamentos duram não pelo amor, mas pela distância. Quando são obrigados a conviver, tudo muda.

Mas a janela também me ensina que é possível parar de vez em quando em um mundo que nos obriga ao movimento. A não dar importância ao trabalho acumulado em cima da mesa, à casa por arrumar, às roupas que se amontoam no cesto, aos livros que gostariam de serem lidos mas não são tocados há um bom tempo, aos boletos que chegam no início de cada mês, e eu nem sei em que dia estamos.

Há algo nesse isolamento que é, ao mesmo tempo, mágico e assustador. Se posso ver tantas coisas bonitas da minha janela é porque estou presa do lado de dentro como um leitor que mergulha numa história e não consegue sair mais dela. O isolamento tem me ensinado a olhar para esse “Outro” fascinante que nada mais é do que um reflexo de mim mesma.

Gostou desse texto? Deixe suas palmas aqui (elas vão de 1 a 50).

Colabore com as mídias independentes! Siga a Cosmopolita também no Instagram e compartilhe as suas leituras favoritas!

Dia Nobre é escritora e PHD em História. Autora do livro Todos os meus Humores (Penalux, 2020) https://dianobre.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store