Escrita, desafios e autoestima

Há seis semanas venho propondo desafios de escrita neste espaço virtual, que nada mais são do que exercícios pra colocar em prática o ato de escrever e de ser lida.
Acredito que parte importante do processo de nos reconhecermos como autoras, é expor os textos aos olhares dos outros.

Minha iniciativa não é inédita, ao contrário, me inspirei em muitas escritoras que propõem exercícios e que estão sempre falando sobre a arte que é escrever.

Além de toda a coisa poética de escrever pra me conhecer e me curar, entendo a escrita também no sentido prático de poder comunicar uma ideia. Ainda que o leitor seja livre pra interpretar o que ele quiser do que está posto, é claro que todo texto tem uma intenção, um propósito: ele fala para alguém e fala sobre algo.

Um bom texto é resultado da prática. Já falei várias vezes o quanto a leitura feita por outras pessoas, me ajuda a perceber coisas que podem ser melhoradas no texto. Não se engane, nenhum texto nasce pronto, perfeito, intocável. Todo texto pode ser revisto, refeito, reorganizado.

Photo by Thought Catalog on Unsplash

Acho que os exercícios de escrita são ótimos por alguns motivos:

- Pra sair da zona de conforto e escrever sobre coisas que, possivelmente, você não escreveria, por exemplo, um objeto na sua mesa de trabalho, um encontro com seu autor preferido, um passeio por um labirinto;

- Pra trabalhar o desapego com o perfeccionismo e com a ideia de que você vai escrever algo perfeito já de pronto;

- Pra descobrir vários estilos de escrita e encontrar sua própria voz;

- Pra testar outros processos de escrita, brincar com os estilos, se colocar pra outros modos de ver o mundo que não somente o seu;

- Pra manter uma rotina e se comprometer com a sua escrita;

Além de tudo isso, acredito que colocar nossa escrita pro mundo, nos ajuda a perder a insegurança em publicar e ser lida, que tem muito a ver com a nossa baixa autoestima.

Meu conselho é: está se sentindo triste, insegura ou blues, então, vai escrever!

Dia Nobre é escritora e PHD em História. Autora do livro Todos os meus Humores (Penalux, 2020) https://dianobre.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store