“Em nenhum momento falei que o texto não era seu”

Só não quero te dar os créditos.

Você já se deparou com algum texto seu (ou ilustração/vídeo/imagem) reproduzido em alguma página ou rede social da internet sem qualquer menção de autoria?

Semana passada, uma amiga me marcou em uma publicação de uma página do Instagram que reproduziu uma imagem com um texto do meu livro sem qualquer referência.

Ao ser questionado sobre isso, o moderador da página respondeu que “a imagem era da internet”, essa terra de ninguém onde achado não é roubado. Então, eu informei que o texto e a imagem eram do meu livro (uma foto que inclusive, está no meu feed) e solicitei que ele desse os créditos, afinal, é importante que as pessoas saibam o que estão consumindo. Ele se limitou a colocar o meu @ depois de umas 300 hashtags, onde ninguém veria meu nome.

Não me surpreendeu nada que em outros posts da mesma página, quando os textos citados eram de autores, leia-se homens, estavam devidamente referenciados. Um detalhe importante: o post com a minha imagem tinha, de longe, mais curtidas do que os outros.

Quando eu reclamei novamente, ele respondeu dizendo que eu estava “querendo vender às custas dele”, mas veja só!

Então, ele podia ganhar curtidas, ou seja, promover sua página com o meu texto, mas não podia dar os créditos à imagem porque estaria “vendendo” meu trabalho (?). Paradoxal isso, não?

Pedi então que ele apagasse o post, pois reprodução de material impresso sem autorização é crime contra os direitos autorais (Art. 184 do Código Penal) e ele assim o fez, mas ficou a inquietação.

Obviamente, meu incômodo não foi pelo fato de o texto ter sido compartilhado, ao contrário, eu adoro quando alguém reposta meu material. O problema também não foi ele “esquecer” de me citar, afinal, é possível que ele tenha mesmo encontrado o texto já sem a referência. A má conduta dele começa quando SABENDO quem é a autora, ele se recusa a dar os devidos créditos.

Não custa nada citar a autoria de um texto que você gostou e resolveu compartilhar. É uma gentileza e uma homenagem a quem gastou tempo e energia produzindo o material.

Alguma vez pegaram o seu trabalho sem autorização e não referenciou? Como você se sentiu?

imagem: canva

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store