A difícil arte de receber elogios

Toda mulher já ouviu que era insuficiente e isso causou uma marca tão profunda que é muito difícil acreditar quando alguém diz o contrário.

Eu nunca gostei de receber elogios. Eu sentia que não merecia, tinha muita insegurança e síndrome de impostora envolvida. Principalmente, no ambiente acadêmico, eu sentia que havia muitos “falsos elogios”. Sabe a pessoa que te dá um beijo no rosto e te apunhala pelas costas? Pois é. Mentiras sinceras não me interessam.

Eu nunca gostei de receber elogios porque fui ensinada que não era boa o bastante. Consequentemente, nunca gostei das coisas que fazia. Era extremamente preciosista. Me boicotava o tempo todo.

Quando minha tese de doutorado ganhou três prêmios, incluindo o Prêmio de Teses da Capes, juro que meu primeiro pensamento foi “deve haver algum engano”, e não, não é falsa modéstia.

Atelofobia é o nome que dão ao medo de não ser perfeita. Por muito tempo, sofri disso, até descobrir que perfeição é uma régua que pode variar.

Percebi que o medo de soar arrogante ou metida ao aceitar e agradecer a um elogio, tem a ver também com a estrutura patriarcal da sociedade que colocou as mulheres em um lugar de modéstia e passividade.

Dói perceber que nos ensinam coisas pra nos aprisionar. Como um burro que desde pequeno é amarrado num poste com um nó falso. Destrói nossa autoestima.

Eu tendia a diminuir os elogios que recebia. “ah, não foi nada”, “foi sorte”, “não é inteligência, é só esforço”.

Demorei a dar valor às coisas que eu produzia e a reconhecê-las como boas. Demorei para agradecer um elogio sem precisar me diminuir, mas fico feliz que consegui e, mais ainda, quando elogio outras mulheres e elas recebem o elogio sem medo.

Afinal, somos mulheres inteligentes e elogios sinceros nos interessam.

Photo by Mr TT on Unsplash

Dia Nobre é escritora e PHD em História. Autora do livro Todos os meus Humores (Penalux, 2020) https://dianobre.com

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store